Maquiagem tem prazo de validade, sim !


A maioria dos cosméticos duram em média de 1 a 3 anos, depois desse período seus compostos como corantes, conservantes e substâncias emolientes e fator de proteção solar, perdem seu poder de ação. Você pode ter alergias, que podem gerar manchas escuras ou manchas claras na pele, infecções, irritações e dermatites. Batons e lápis para lábios, por exemplo, podem causar ressecamento nos lábios. Já máscara para cílios, sombras, lápis para olhos e delineadores podem provocar uma conjuntivite alérgica nas pálpebras.



Batons


Depois de aberto, duram em média 1 ano e meio. Podemos identificar que o produto passou da validade, pela textura (podem endurecer ou amolecer demais), ficam com cheiro ruim e gosto diferente. A cor também pode ficar levemente alterada.

Sombras, pó compacto e blushes

Depois de aberto, duram em média 2 anos e meio. Podemos identificar que o produto passou da validade, pois eles craquelam, ficam rançoso e podem perder o aroma. 

Delineadores

Duram em média 1 ano. Porém, os delineadores em caneta costumam acabar ou secar antes do vencimento. Podemos identificar que o produto venceu, porque eles ressecam e ficam difíceis de passar.

Máscara para cílios

Duram em média de 6 meses a 1 ano. Podemos identificar com o ressecamento e eles ficam em grumos (pequenos grãos).

Base, corretivo, BB cream e Primers

Duram entre 1 ano a 2 anos e meio. Quando vencem, eles apresentam fases (água e óleo) separadas, mudam de cor e cheiro. E os produtos líquidos podem formar pequenos grânulos. E atenção dobrada aos que têm proteção solar, que são completamente perdidos após o vencimento!

Lápis de olhos e lábios

Duram em média 1 ano e meio. Quando vencem, eles ficam seco, perdem a pigmentação e ficam difícil de passar.


Espero que tenham gostado pessoal ! Fiquem com Deus !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário